Linha Azul - Parte 1 :
Vamos então começar :
REBOLEIRA :
Na estação da Reboleira podemos encontrar 3 elevadores “MRL” da Schindler em que um dos elevadores dá acesso directo ao exterior das instalações do Metro.
Apesar de um dos equipamentos se encontrar “avariado” no dia em que tirei as primeiras fotos (pode-se verificar na segunda foto que a cabine não se encontra ao nível do patamar) ele rapidamente foi recolocado ao serviço após reparação.
Estes modelos de elevadores panorâmicos tem o quadro de controlo num pequeno armário ao lado do elevador no piso principal e para além de terem duas botoeiras de cabine (sendo que uma delas é destinada por exemplo a pessoas em cadeira de rodas) existem também vários serviços especiais como “Fora de Serviço” e “Serviço de Incêndio” activado por chave no patamar. No interior da cabine existem interruptores de chave para ligar e desligar o ventilador (normalmente estes interruptores não estão em utilização e não fazem rigorosamente nada) e ainda dois interruptores de reserva de cabine sendo que um dos mesmos permite a função de parque. De notar que estes elevadores servem apenas 2 andares cada um pelo que a reserva de cabine torna-se um pouco inútil (com excepção da função de parque).
A grande diferença entre o interruptor de chave com a função de parque e o de reserva sem a função de parque é a impossibilidade de remover a chave do interruptor de reserva “simples” quando este está em posição “1” (ou ligado) ao contrário do interruptor que permite a colocação do elevador em “parque” sendo que a chave pode ser removida com o interruptor em “P”. Por norma neste tipo de instalações a chave de ambos os interruptores são diferentes.
AMADORA ESTE :
Na Amadora Este podemos encontrar 3 elevadores da Schmitt+Sohn . Tal como na estação da Reboleira um destes elevadores permite o acesso directo ao interior da estação do Metro a partir do exterior e também estes elevadores são “panorâmicos”. Estes elevadores possuem apenas uma botoneira de cabine e originalmente estes modelos costumam ter dois interruptores KABA MICRO se bem que por alguma razão desconhecida o interruptor correspondente aos “bombeiros” parece ter sido substituído por um interruptor de 2 posições do tipo “KRONENBERG”. Por alguma razão o mesmo aplica-se a TODOS os elevadores deste mesmo modelo que encontrei no Metro de Lisboa. Possivelmente a empresa de manutenção decidiu substituir os interruptores para utilizar a mesma chave em todos os equipamentos ou devido ás caixas contendo as chaves de incêndio terem sido vandalizadas / roubadas e não haver chaves originais para reposição. Estes modelos tem tipicamente uma caixa no piso de incêndio com a chave para operar o elevador em modo de incêndio. Partir o vidro da caixa normalmente coloca o elevador em fase 1. Abrir a caixa utilizando a respectiva chave (quando aplicável) coloca o elevador em fase 1 também e é uma forma dos técnicos testarem o serviço de incêndio sem vandalizar / danificar os dispositivos. Escusado será dizer que este tipo de sistema é uma má ideia em instalações públicas porque as caixas do serviço de incêndio tendem em ser vandalizadas.
O sistema da chave “KRONENBERG” permite parar o elevador com as portas fechadas trancando o utilizador dentro da cabine e impossibilitando a entrada de novos passageiros e permite tipicamente anular chamadas de patamar. A chave do ventilador nestes modelos tende em activar de facto o ventilador da cabine mas na maioria dos casos a chave KABA MICRO não pode ser removida na posição “ligado” pelo que torna o serviço especial um pouco “inútil”. O serviço de bombeiros neste tipo de elevadores também costuma ser diferente do habitual uma vez que a chave do interior de cabine costuma por norma fazer algo mesmo que o elevador não esteja em fase 1 ao contrário por exemplo do Miconic SX da Schindler em que é necessário que o elevador esteja em fase 1 para que a chave de incêndio da cabine faça alguma coisa !
ALFORNELOS :
E seguindo em frente para a próxima paragem chegamos a Alfornelos e lá podemos encontrar 3 equipamentos exactamente do mesmo modelo existente na estação anterior em que uma vez mais um dos equipamentos permite o acesso ao exterior da estação !
PONTINHA :
Chegando à Pontinha podemos encontrar dois equipamentos também fabricados pela Schmitt+Sohn mas de um modelo diferente daquele presente em ambas as estações anteriores.
Desta vez ambos os elevadores servem o acesso ao cais de embarque do Metro e conduzem ao piso superior que fica ao nível da saída da estação pelo que não é necessário um terceiro elevador para aceder directamente ao exterior do edifício. A entrada do edifício situa-se ao nível do solo e apenas após validação do titulo de transporte é possível aceder aos elevadores que descem até à plataforma de embarque para o Metro.
Ambos os elevadores tem serviços especiais. Supostamente existia uma primeira fase de incêndio accionada pela quebra do vidro da caixa contendo a chave de acesso á fase 2 mas ambas as caixas estão vandalizadas e os vidros quebrados pelo que deduzo que tenha sido feito um “bypass” para inutilizar as ditas caixas e permitir o normal funcionamento dos elevadores.
Existem 3 interruptores de chave mas todos têm muito mau aspecto de conservação e duvido imenso que algum ainda funcione a julgar pela aparência. A funcionar uma das chaves deveria ligar/desligar o ventilador, uma deveria corresponder à segunda fase do serviço de bombeiros e a outra à reserva de cabine.
De notar que nestes modelos é frequente a utilização da mesma chave em todas as fechaduras e também é frequente algumas inconsistências na funcionalidade das mesmas como por exemplo é possível que o serviço de bombeiros funcione como a reserva de cabine e é possível que algumas fechaduras estejam desactivadas.
Uma vez mais e tal como referi no começo deste blog uma vez que não tenho autorização para tal não me foi possível experimentar os serviços especiais sendo que resta apenas deduzir o que possam fazer baseando o meu julgamento naquilo que sei dos equipamentos do mesmo modelo.
E se avançarmos mais uma estação ...
CARNIDE :
Aqui podemos encontrar 3 equipamentos sendo que um dá acesso ao exterior da instalação. Estes modelos tem botoneiras semelhantes aos modelos em funcionamento na Pontinha mas ao contrário dos anteriores estes elevadores não são “panorâmicos” e o estado de conservação dos mesmos também deixa algo a desejar em especial o elevador que permite o acesso ao exterior do edifício do Metro.
O sistema de serviços especiais é muito semelhante ao que mencionei para os elevadores da Pontinha uma vez que os modelos de equipamentos são muito semelhantes também.
De referir que nestas instalações de 2 pisos não só o serviço “independente” é um pouco “desnecessário” (uma vez que não faz sentido viajar do piso 1 ao 2 sem parar em nenhum outro uma vez que não há nenhum outro) como também o serviço de bombeiros o é... De qualquer forma não faço a menor ideia se nestas instalações em particular alguma destas funções pode sequer ser utilizada pelo que seria necessário testar coisa que não tenho autorização para fazer e como tal vamos seguir em frente !
COLÉGIO MILITAR / LUZ :
NOTA : - https://elevadorespublicos.blogspot.com/2020/06/colegio-militar-luz.html (22/06/2020) - ACTUALIZAÇÃO.
Para terminar este meu primeiro “post” aqui ficam duas imagens referentes à remodelação em curso na estação do Colégio Militar / Luz.
Quando estes novos equipamentos estiverem em funcionamento voltarei a esta estação para fotografar e farei uma publicação com mais detalhes mas por agora ao que parece vamos ter de esperar mais uns tempos ! Pelo que consegui visualizar parece-me que estes novos equipamentos são modelos MRL da Thyssenkrupp, possivelmente utilizando comandos Pitagora III da DMG mas digo isso apenas por ter conseguido ver a botoneira de patamar do exterior da instalação contendo o logotipo da Thyssenkrupp e as iniciais “0R” que nos comandos da italiana DMG significa que o elevador tem a botoneira de Revisão ligada quer no quadro de comando ou no topo da cabine.
REBOLEIRA :
Na estação da Reboleira podemos encontrar 3 elevadores “MRL” da Schindler em que um dos elevadores dá acesso directo ao exterior das instalações do Metro.
Apesar de um dos equipamentos se encontrar “avariado” no dia em que tirei as primeiras fotos (pode-se verificar na segunda foto que a cabine não se encontra ao nível do patamar) ele rapidamente foi recolocado ao serviço após reparação.
Estes modelos de elevadores panorâmicos tem o quadro de controlo num pequeno armário ao lado do elevador no piso principal e para além de terem duas botoeiras de cabine (sendo que uma delas é destinada por exemplo a pessoas em cadeira de rodas) existem também vários serviços especiais como “Fora de Serviço” e “Serviço de Incêndio” activado por chave no patamar. No interior da cabine existem interruptores de chave para ligar e desligar o ventilador (normalmente estes interruptores não estão em utilização e não fazem rigorosamente nada) e ainda dois interruptores de reserva de cabine sendo que um dos mesmos permite a função de parque. De notar que estes elevadores servem apenas 2 andares cada um pelo que a reserva de cabine torna-se um pouco inútil (com excepção da função de parque).
A grande diferença entre o interruptor de chave com a função de parque e o de reserva sem a função de parque é a impossibilidade de remover a chave do interruptor de reserva “simples” quando este está em posição “1” (ou ligado) ao contrário do interruptor que permite a colocação do elevador em “parque” sendo que a chave pode ser removida com o interruptor em “P”. Por norma neste tipo de instalações a chave de ambos os interruptores são diferentes.
AMADORA ESTE :
Na Amadora Este podemos encontrar 3 elevadores da Schmitt+Sohn . Tal como na estação da Reboleira um destes elevadores permite o acesso directo ao interior da estação do Metro a partir do exterior e também estes elevadores são “panorâmicos”. Estes elevadores possuem apenas uma botoneira de cabine e originalmente estes modelos costumam ter dois interruptores KABA MICRO se bem que por alguma razão desconhecida o interruptor correspondente aos “bombeiros” parece ter sido substituído por um interruptor de 2 posições do tipo “KRONENBERG”. Por alguma razão o mesmo aplica-se a TODOS os elevadores deste mesmo modelo que encontrei no Metro de Lisboa. Possivelmente a empresa de manutenção decidiu substituir os interruptores para utilizar a mesma chave em todos os equipamentos ou devido ás caixas contendo as chaves de incêndio terem sido vandalizadas / roubadas e não haver chaves originais para reposição. Estes modelos tem tipicamente uma caixa no piso de incêndio com a chave para operar o elevador em modo de incêndio. Partir o vidro da caixa normalmente coloca o elevador em fase 1. Abrir a caixa utilizando a respectiva chave (quando aplicável) coloca o elevador em fase 1 também e é uma forma dos técnicos testarem o serviço de incêndio sem vandalizar / danificar os dispositivos. Escusado será dizer que este tipo de sistema é uma má ideia em instalações públicas porque as caixas do serviço de incêndio tendem em ser vandalizadas.
O sistema da chave “KRONENBERG” permite parar o elevador com as portas fechadas trancando o utilizador dentro da cabine e impossibilitando a entrada de novos passageiros e permite tipicamente anular chamadas de patamar. A chave do ventilador nestes modelos tende em activar de facto o ventilador da cabine mas na maioria dos casos a chave KABA MICRO não pode ser removida na posição “ligado” pelo que torna o serviço especial um pouco “inútil”. O serviço de bombeiros neste tipo de elevadores também costuma ser diferente do habitual uma vez que a chave do interior de cabine costuma por norma fazer algo mesmo que o elevador não esteja em fase 1 ao contrário por exemplo do Miconic SX da Schindler em que é necessário que o elevador esteja em fase 1 para que a chave de incêndio da cabine faça alguma coisa !
ALFORNELOS :
E seguindo em frente para a próxima paragem chegamos a Alfornelos e lá podemos encontrar 3 equipamentos exactamente do mesmo modelo existente na estação anterior em que uma vez mais um dos equipamentos permite o acesso ao exterior da estação !
PONTINHA :
Chegando à Pontinha podemos encontrar dois equipamentos também fabricados pela Schmitt+Sohn mas de um modelo diferente daquele presente em ambas as estações anteriores.
Desta vez ambos os elevadores servem o acesso ao cais de embarque do Metro e conduzem ao piso superior que fica ao nível da saída da estação pelo que não é necessário um terceiro elevador para aceder directamente ao exterior do edifício. A entrada do edifício situa-se ao nível do solo e apenas após validação do titulo de transporte é possível aceder aos elevadores que descem até à plataforma de embarque para o Metro.
Ambos os elevadores tem serviços especiais. Supostamente existia uma primeira fase de incêndio accionada pela quebra do vidro da caixa contendo a chave de acesso á fase 2 mas ambas as caixas estão vandalizadas e os vidros quebrados pelo que deduzo que tenha sido feito um “bypass” para inutilizar as ditas caixas e permitir o normal funcionamento dos elevadores.
Existem 3 interruptores de chave mas todos têm muito mau aspecto de conservação e duvido imenso que algum ainda funcione a julgar pela aparência. A funcionar uma das chaves deveria ligar/desligar o ventilador, uma deveria corresponder à segunda fase do serviço de bombeiros e a outra à reserva de cabine.
De notar que nestes modelos é frequente a utilização da mesma chave em todas as fechaduras e também é frequente algumas inconsistências na funcionalidade das mesmas como por exemplo é possível que o serviço de bombeiros funcione como a reserva de cabine e é possível que algumas fechaduras estejam desactivadas.
Uma vez mais e tal como referi no começo deste blog uma vez que não tenho autorização para tal não me foi possível experimentar os serviços especiais sendo que resta apenas deduzir o que possam fazer baseando o meu julgamento naquilo que sei dos equipamentos do mesmo modelo.
E se avançarmos mais uma estação ...
CARNIDE :
Aqui podemos encontrar 3 equipamentos sendo que um dá acesso ao exterior da instalação. Estes modelos tem botoneiras semelhantes aos modelos em funcionamento na Pontinha mas ao contrário dos anteriores estes elevadores não são “panorâmicos” e o estado de conservação dos mesmos também deixa algo a desejar em especial o elevador que permite o acesso ao exterior do edifício do Metro.
O sistema de serviços especiais é muito semelhante ao que mencionei para os elevadores da Pontinha uma vez que os modelos de equipamentos são muito semelhantes também.
De referir que nestas instalações de 2 pisos não só o serviço “independente” é um pouco “desnecessário” (uma vez que não faz sentido viajar do piso 1 ao 2 sem parar em nenhum outro uma vez que não há nenhum outro) como também o serviço de bombeiros o é... De qualquer forma não faço a menor ideia se nestas instalações em particular alguma destas funções pode sequer ser utilizada pelo que seria necessário testar coisa que não tenho autorização para fazer e como tal vamos seguir em frente !
COLÉGIO MILITAR / LUZ :
NOTA : - https://elevadorespublicos.blogspot.com/2020/06/colegio-militar-luz.html (22/06/2020) - ACTUALIZAÇÃO.
Para terminar este meu primeiro “post” aqui ficam duas imagens referentes à remodelação em curso na estação do Colégio Militar / Luz.
Quando estes novos equipamentos estiverem em funcionamento voltarei a esta estação para fotografar e farei uma publicação com mais detalhes mas por agora ao que parece vamos ter de esperar mais uns tempos ! Pelo que consegui visualizar parece-me que estes novos equipamentos são modelos MRL da Thyssenkrupp, possivelmente utilizando comandos Pitagora III da DMG mas digo isso apenas por ter conseguido ver a botoneira de patamar do exterior da instalação contendo o logotipo da Thyssenkrupp e as iniciais “0R” que nos comandos da italiana DMG significa que o elevador tem a botoneira de Revisão ligada quer no quadro de comando ou no topo da cabine.
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