Linha Vermelha :
SALDANHA :
Vamos começar a nossa viagem pela linha Vermelha numa outra estação de Metro que é uma das minhas favoritas, o Saldanha. Não vou falar sobre a estação de São Sebastião apesar desta última também fazer parte da linha Vermelha uma vez que já a mencionei no tópico da linha Azul. Também não vou falar sobre a estação da Alameda uma vez que a publicação sobre ela pode ser encontrada no meu tópico da linha Verde.
Como podemos ver nas imagens os equipamentos utilizados na estação do Saldanha são exactamente do mesmo fabricante e modelo dos equipamentos utilizados na estação de São Sebastião.
Existem quatro equipamentos que servem as quatro plataformas de embarque, duas na linha Vermelha e duas na linha Amarela e existe um outro equipamento que faz a ligação do átrio principal da estação com o exterior.
Para mais detalhes sobre o tipo de equipamento recomendo a leitura da minha publicação da estação de São Sebastião uma vez que não ache necessário estar a repetir vezes sem conta a mesma informação já disponibilizada para os equipamentos que são exactamente iguais. De referir que apesar de alguns botões se encontrarem semi-danificados ou vandalizados os equipamentos encontram-se perfeitamente operacionais.
Ambos os elevadores que servem a linha amarela podem ser utilizados para descer ao átrio de onde é possível apanhar ambos os elevadores que servem a linha vermelha pelo que existem 3 andares servidos por estes dois elevadores. Esta é uma estação que visito igualmente com alguma frequência se bem que ultimamente (em tempos de pandemia de COVID-19) costumo fazer a pé o percurso Praça de Espanha – São Sebastião – Saldanha – Alameda em alternativa à utilização do Metro. Tenho muita esperança que em breve o vírus seja erradicado para que possamos todos voltar à nossa vida normal e só então poderei de facto saber que “estragos” secundários é que a pandemia possa eventualmente ter causado na minha vida ... Até lá acho que apenas resta a esperança de que eventualmente acabe tudo bem. Como se diz em Alemão – Alles wird gut.
ORIENTE :
A estação do Oriente têm imensos elevadores que conectam a estação da CP (comboios) com o exterior e com os diversos pisos do edifício que servem de entrada / acesso ao centro comercial Vasco da Gama e à estação do Metro. A maioria dos equipamentos são modelos hidráulicos panorâmicos da Thyssenkrupp (se bem que o centro comercial Vasco da Gama bem como a maioria dos maiores centros comerciais de Lisboa têm elevadores Schindler – os meus favoritos). Uma vez que esta publicação é sobre elevadores do METRO vou APENAS referir os DOIS elevadores da Thyssenkrupp que efectuam a ligação entre o átrio inferior do acesso da estação do Oriente e a plataforma de embarque do METRO nos dois sentidos da linha Vermelha. O acesso do Oriente serve diversas linhas da CP e contém vários pisos de acesso ao Vasco da Gama fazendo com que utilizadores que se desloquem por exemplo de cadeira de rodas possam efectuar a saída do Metro via 2 elevadores panorâmicos da Thyssenkrupp (as duas primeiras imagens que publiquei) e posteriormente aceder ao exterior utilizando as plataformas que servem a estação da CP ou deslocarem-se para o interior do centro comercial Vasco da Gama directamente pelo piso inferior do mesmo um nível abaixo da estrada.
Nesta publicação não vou mencionar mais informação sobre os dois equipamentos Thyssenkrupp panorâmicos que servem de ligação entre o átrio da estação do METRO e o exterior uma vez que estes são em tudo semelhantes aos modelos utilizados na estação da CP e como tal vou considerar estes equipamentos como pertencendo à estação da CP e não à estação do Metro pelo que publicarei mais detalhes se algum dia fizer um tópico neste Blogg sobre equipamentos (elevadores) utilizados em estações da CP.
Como podemos ver nas imagens os modelos utilizados são muito semelhantes aos encontrados noutras estações se bem que esta instalação em particular tem apenas UMA chave de FORA DE SERVIÇO no piso superior da instalação e não uma chave de fora de serviço por botoneira de patamar como nas outras instalações que referi. É igualmente possível ler o “FORA DE SERVIÇO” escrito na botoneira que possivelmente deverá ter uma lâmpada que acende quando o elevador é colocado fora de serviço. Neste caso à data da minha visita ambos os equipamentos estavam operacionais.
Existe uma chave de Serviço de Bombeiros no patamar e na cabine e nesta instalação em particular existe ainda um interruptor manual para utilizar em caso de emergência (protegido por um “vidro” que deve ser quebrado para aceder ao botão). Presumo que o interruptor funcione como um “bypass” ao serviço de bombeiros (no caso de um detector de incêndio ser accionado), como uma fase 1 ou muito mais possivelmente como uma fase 1 e 2 ao mesmo tempo, fazendo o “recall” do elevador para o patamar de incêndio e colocando-o em modo de operação como se a chave da fase 2 estivesse accionada. Este interruptor poderá igualmente ser utilizado para colocar o equipamento fora de serviço. De momento não disponho de mais informação e obviamente não tenho qualquer tipo de intenção de “testar” o dito dispositivo... Para finalizar resta referir que as chaves utilizadas nesta instalação como em todas as outras deste tipo aparentam ser STS X6.
Conforme se pode ver nas imagens a maioria dos equipamentos que servem a estação de Metro do Aeroporto são em tudo semelhantes aos da estação anterior pelo que não vale a pena estar a repetir de novo tudo o que já foi dito sobre estes modelos em específico. Existem equipamentos que servem o acesso do átrio ao cais e é possível também aceder à parte superior do átrio conforme pode ser visto nas imagens.
De referir que para além dos ditos equipamentos da Thyssenkrupp existe também UM equipamento da OTIS mas muito mais recente do que os outros modelos existentes por exemplo na Alameda.
Este equipamento da OTIS faz a ligação entre o piso 1 e 2 e têm algumas particularidades como uma botoneira muito semelhante aos “GEN2” com interruptores de chave muito provavelmente accionados por chaves SH x . Em relação às funções dos serviços especiais possivelmente um interruptor activa / desactiva o ventilador enquanto que o outro funciona como modo independente / reserva. Para além dos referidos botões parece existir uma outra fechadura a trancar uma parte do painel da botoneira de cabine mas não faço a menor ideia do que possa estar atrás do referido painel uma vez que não me pareceu boa ideia tentar abrir o mesmo !
Por agora vamos para a próxima estação !
CABO RUIVO :
Aqui podemos encontrar novamente modelos da OTIS que em tudo se assemelham aos modelos existentes por exemplo na Alameda.
De frisar que entre a estação da Alameda e a estação de Cabo Ruivo os equipamentos são em tudo semelhantes, tanto a nível de fabricante como de modelo pelo que é razoável afirmar que tudo o que já foi dito em relação aos equipamentos da Alameda pode ser aplicado aos equipamentos das outras estações entre a Alameda e Cabo Ruivo.
Estes equipamentos tem apenas diferenças em dimensões sendo que os equipamentos de Cabo Ruivo para além de não serem panorâmicos são muito maiores e têm portas de 4 painéis um pouco como os monta cargas ou elevadores de hospitais. Aparentemente estes equipamentos foram implementados para transporte de cargas para além de passageiros.
De referir que há 3 equipamentos sendo que um faz a ligação do átrio com o exterior como já é habitual encontrar nas estações do Metro !
OLIVAIS :
Mais uma vez podemos encontrar 3 equipamentos sendo que um serve de acesso ao exterior da estação. Os modelos dos equipamentos são em tudo semelhantes aos já descrito anteriormente.
Creio que seja sensato visitar a próxima estação uma vez que já não há muito mais a referir sobre estas máquinas em particular.
CHELAS :
Bem, uma vez mais para não me estar a repetir deixo-vos apenas com umas imagens dos equipamentos semelhantes em tudo aos das estações anteriores e com a particularidade de mais uma vez um dos 3 equipamentos servir de ligação do exterior para o átrio da estação.
BELA VISTA :
Nesta estação, devido à pandemia de COVID-19, alguns acessos estavam limitados / bloqueados (algumas partes da estação estavam encerradas).
De qualquer forma os equipamentos existentes nas instalações da estação são exactamente semelhantes aos da estação anterior !
E entre a estação da BELA VISTA e a estação das OLAIAS podemos desfrutar desta paisagem :
OLAIAS :
E chegámos finalmente à última estação que nos faltava verificar na linha Vermelha – as Olaias !
Como já referi inúmeras vezes aqui podemos encontrar novamente equipamentos semelhantes da OTIS sendo que os equipamentos que fazem a ligação do átrio ao cais tem a particularidade de possuírem duas botoneiras de cabine em cada equipamento sendo que ambas executam exactamente a mesma função, ou seja, existe perto de cada uma das portas de cabine (existem dois conjuntos de portas uma vez que a saída no cais se efectua no lado oposto da entrada no átrio) uma botoneira de cabine que efectua exactamente a mesma função da sua “cópia”.
Também nesta estação existe um equipamento que efectua a ligação com o exterior.
Uma vez que já falei o suficiente sobre este modelos e chegando ao fim das estações com elevadores na linha Vermelha está na hora de ir visitar os equipamentos que faltam na linha Amarela !
Até já !
Vamos começar a nossa viagem pela linha Vermelha numa outra estação de Metro que é uma das minhas favoritas, o Saldanha. Não vou falar sobre a estação de São Sebastião apesar desta última também fazer parte da linha Vermelha uma vez que já a mencionei no tópico da linha Azul. Também não vou falar sobre a estação da Alameda uma vez que a publicação sobre ela pode ser encontrada no meu tópico da linha Verde.
Como podemos ver nas imagens os equipamentos utilizados na estação do Saldanha são exactamente do mesmo fabricante e modelo dos equipamentos utilizados na estação de São Sebastião.
Existem quatro equipamentos que servem as quatro plataformas de embarque, duas na linha Vermelha e duas na linha Amarela e existe um outro equipamento que faz a ligação do átrio principal da estação com o exterior.
Para mais detalhes sobre o tipo de equipamento recomendo a leitura da minha publicação da estação de São Sebastião uma vez que não ache necessário estar a repetir vezes sem conta a mesma informação já disponibilizada para os equipamentos que são exactamente iguais. De referir que apesar de alguns botões se encontrarem semi-danificados ou vandalizados os equipamentos encontram-se perfeitamente operacionais.
Ambos os elevadores que servem a linha amarela podem ser utilizados para descer ao átrio de onde é possível apanhar ambos os elevadores que servem a linha vermelha pelo que existem 3 andares servidos por estes dois elevadores. Esta é uma estação que visito igualmente com alguma frequência se bem que ultimamente (em tempos de pandemia de COVID-19) costumo fazer a pé o percurso Praça de Espanha – São Sebastião – Saldanha – Alameda em alternativa à utilização do Metro. Tenho muita esperança que em breve o vírus seja erradicado para que possamos todos voltar à nossa vida normal e só então poderei de facto saber que “estragos” secundários é que a pandemia possa eventualmente ter causado na minha vida ... Até lá acho que apenas resta a esperança de que eventualmente acabe tudo bem. Como se diz em Alemão – Alles wird gut.
ORIENTE :
A estação do Oriente têm imensos elevadores que conectam a estação da CP (comboios) com o exterior e com os diversos pisos do edifício que servem de entrada / acesso ao centro comercial Vasco da Gama e à estação do Metro. A maioria dos equipamentos são modelos hidráulicos panorâmicos da Thyssenkrupp (se bem que o centro comercial Vasco da Gama bem como a maioria dos maiores centros comerciais de Lisboa têm elevadores Schindler – os meus favoritos). Uma vez que esta publicação é sobre elevadores do METRO vou APENAS referir os DOIS elevadores da Thyssenkrupp que efectuam a ligação entre o átrio inferior do acesso da estação do Oriente e a plataforma de embarque do METRO nos dois sentidos da linha Vermelha. O acesso do Oriente serve diversas linhas da CP e contém vários pisos de acesso ao Vasco da Gama fazendo com que utilizadores que se desloquem por exemplo de cadeira de rodas possam efectuar a saída do Metro via 2 elevadores panorâmicos da Thyssenkrupp (as duas primeiras imagens que publiquei) e posteriormente aceder ao exterior utilizando as plataformas que servem a estação da CP ou deslocarem-se para o interior do centro comercial Vasco da Gama directamente pelo piso inferior do mesmo um nível abaixo da estrada.
Nesta publicação não vou mencionar mais informação sobre os dois equipamentos Thyssenkrupp panorâmicos que servem de ligação entre o átrio da estação do METRO e o exterior uma vez que estes são em tudo semelhantes aos modelos utilizados na estação da CP e como tal vou considerar estes equipamentos como pertencendo à estação da CP e não à estação do Metro pelo que publicarei mais detalhes se algum dia fizer um tópico neste Blogg sobre equipamentos (elevadores) utilizados em estações da CP.
Como podemos ver nas imagens os modelos utilizados são muito semelhantes aos encontrados noutras estações se bem que esta instalação em particular tem apenas UMA chave de FORA DE SERVIÇO no piso superior da instalação e não uma chave de fora de serviço por botoneira de patamar como nas outras instalações que referi. É igualmente possível ler o “FORA DE SERVIÇO” escrito na botoneira que possivelmente deverá ter uma lâmpada que acende quando o elevador é colocado fora de serviço. Neste caso à data da minha visita ambos os equipamentos estavam operacionais.
Existe uma chave de Serviço de Bombeiros no patamar e na cabine e nesta instalação em particular existe ainda um interruptor manual para utilizar em caso de emergência (protegido por um “vidro” que deve ser quebrado para aceder ao botão). Presumo que o interruptor funcione como um “bypass” ao serviço de bombeiros (no caso de um detector de incêndio ser accionado), como uma fase 1 ou muito mais possivelmente como uma fase 1 e 2 ao mesmo tempo, fazendo o “recall” do elevador para o patamar de incêndio e colocando-o em modo de operação como se a chave da fase 2 estivesse accionada. Este interruptor poderá igualmente ser utilizado para colocar o equipamento fora de serviço. De momento não disponho de mais informação e obviamente não tenho qualquer tipo de intenção de “testar” o dito dispositivo... Para finalizar resta referir que as chaves utilizadas nesta instalação como em todas as outras deste tipo aparentam ser STS X6.
MOSCAVIDE :
E chegando a Moscavide podemos encontrar um “novo” tipo de elevadores da Thyssenkrupp que ainda não tínhamos visto em nenhuma estação anterior do Metro (com excepção – talvez – dos futuros elevadores que estão em montagem na estação do Colégio Militar / Luz e que podem muito bem ser do mesmo modelo dos existentes em Moscavide) e que existem também na Encarnação e no Aeroporto.
Para além de serem muito rápidos estes elevadores têm muito melhor aspecto que os modelos da Thyssenkrupp mais antigos como os existentes no Rossio.
Tal como na maioria das estações que visitei anteriormente também em Moscavide é possível sair do átrio da estação para o exterior via elevador pelo que existem 3 equipamentos do mesmo modelo.
Neste modelo de elevador é possível encontrar uma caixa de incêndio no piso principal e uma chave de bombeiros no interior da cabine. A chave de bombeiros neste tipo de elevador normalmente é exactamente a mesma chave KABA 8 utilizada pela Schindler para a fase 1 e 2 de incêndios em modelos do tipo Miconic SX. Neste tipo de elevadores da Thyssenkrupp accionar a chave de bombeiros no interior da cabine faz apenas com que todas as chamadas de cabine sejam canceladas, as portas se fechem (se estiverem abertas) e o elevador avance directamente e a toda a velocidade para o piso de incêndio sendo impossível registar mais chamadas dentro ou fora da cabine. Existe também um indicador luminoso em todos os patamares indicando que o elevador está fora de serviço devido a incêndio. Por outras palavras a chave de bombeiros no interior da cabine costuma nestes modelos funcionar como fase 1 e não como fase 2. Uma vez mais não faço a menor ideia se o mesmo serviço funciona em fase 2 se a fase 1 tiver sido accionada no patamar.
De mencionar também que em dois dos equipamentos existe um piso trancado – 1 – em que o botão para efectuar a chamada para o referido andar foi removido e no seu lugar foi colocada uma fechadura também accionada por chave KABA 8.
Irei acrescentar mais informações se necessário em particular após as obras do Colégio Militar / Luz estarem terminadas.
ENCARNAÇÃO :
Chegando à estação seguinte – Encarnação – podemos constatar a existência de equipamentos exactamente do mesmo fabricante e modelo dos existentes na estação anterior só que com a particularidade de os equipamentos desta estação não terem pisos com acesso restrito !
Tal como acontece na maioria das outras estações existe igualmente um equipamento com acesso directo ao exterior da estação o que possibilita a entrada no átrio (e posterior embarque em qualquer uma das plataformas) de pessoas condicionadas por mobilidade reduzida.
Uma vez que já falei um pouco sobre este modelo de elevadores no meu comentário anterior vou prosseguir para a próxima estação !
AEROPORTO :
E chegando a Moscavide podemos encontrar um “novo” tipo de elevadores da Thyssenkrupp que ainda não tínhamos visto em nenhuma estação anterior do Metro (com excepção – talvez – dos futuros elevadores que estão em montagem na estação do Colégio Militar / Luz e que podem muito bem ser do mesmo modelo dos existentes em Moscavide) e que existem também na Encarnação e no Aeroporto.
Para além de serem muito rápidos estes elevadores têm muito melhor aspecto que os modelos da Thyssenkrupp mais antigos como os existentes no Rossio.
Tal como na maioria das estações que visitei anteriormente também em Moscavide é possível sair do átrio da estação para o exterior via elevador pelo que existem 3 equipamentos do mesmo modelo.
Neste modelo de elevador é possível encontrar uma caixa de incêndio no piso principal e uma chave de bombeiros no interior da cabine. A chave de bombeiros neste tipo de elevador normalmente é exactamente a mesma chave KABA 8 utilizada pela Schindler para a fase 1 e 2 de incêndios em modelos do tipo Miconic SX. Neste tipo de elevadores da Thyssenkrupp accionar a chave de bombeiros no interior da cabine faz apenas com que todas as chamadas de cabine sejam canceladas, as portas se fechem (se estiverem abertas) e o elevador avance directamente e a toda a velocidade para o piso de incêndio sendo impossível registar mais chamadas dentro ou fora da cabine. Existe também um indicador luminoso em todos os patamares indicando que o elevador está fora de serviço devido a incêndio. Por outras palavras a chave de bombeiros no interior da cabine costuma nestes modelos funcionar como fase 1 e não como fase 2. Uma vez mais não faço a menor ideia se o mesmo serviço funciona em fase 2 se a fase 1 tiver sido accionada no patamar.
De mencionar também que em dois dos equipamentos existe um piso trancado – 1 – em que o botão para efectuar a chamada para o referido andar foi removido e no seu lugar foi colocada uma fechadura também accionada por chave KABA 8.
Irei acrescentar mais informações se necessário em particular após as obras do Colégio Militar / Luz estarem terminadas.
ENCARNAÇÃO :
Chegando à estação seguinte – Encarnação – podemos constatar a existência de equipamentos exactamente do mesmo fabricante e modelo dos existentes na estação anterior só que com a particularidade de os equipamentos desta estação não terem pisos com acesso restrito !
Tal como acontece na maioria das outras estações existe igualmente um equipamento com acesso directo ao exterior da estação o que possibilita a entrada no átrio (e posterior embarque em qualquer uma das plataformas) de pessoas condicionadas por mobilidade reduzida.
Uma vez que já falei um pouco sobre este modelo de elevadores no meu comentário anterior vou prosseguir para a próxima estação !
AEROPORTO :
Conforme se pode ver nas imagens a maioria dos equipamentos que servem a estação de Metro do Aeroporto são em tudo semelhantes aos da estação anterior pelo que não vale a pena estar a repetir de novo tudo o que já foi dito sobre estes modelos em específico. Existem equipamentos que servem o acesso do átrio ao cais e é possível também aceder à parte superior do átrio conforme pode ser visto nas imagens.
De referir que para além dos ditos equipamentos da Thyssenkrupp existe também UM equipamento da OTIS mas muito mais recente do que os outros modelos existentes por exemplo na Alameda.
Este equipamento da OTIS faz a ligação entre o piso 1 e 2 e têm algumas particularidades como uma botoneira muito semelhante aos “GEN2” com interruptores de chave muito provavelmente accionados por chaves SH x . Em relação às funções dos serviços especiais possivelmente um interruptor activa / desactiva o ventilador enquanto que o outro funciona como modo independente / reserva. Para além dos referidos botões parece existir uma outra fechadura a trancar uma parte do painel da botoneira de cabine mas não faço a menor ideia do que possa estar atrás do referido painel uma vez que não me pareceu boa ideia tentar abrir o mesmo !
Por agora vamos para a próxima estação !
CABO RUIVO :
Aqui podemos encontrar novamente modelos da OTIS que em tudo se assemelham aos modelos existentes por exemplo na Alameda.
De frisar que entre a estação da Alameda e a estação de Cabo Ruivo os equipamentos são em tudo semelhantes, tanto a nível de fabricante como de modelo pelo que é razoável afirmar que tudo o que já foi dito em relação aos equipamentos da Alameda pode ser aplicado aos equipamentos das outras estações entre a Alameda e Cabo Ruivo.
Estes equipamentos tem apenas diferenças em dimensões sendo que os equipamentos de Cabo Ruivo para além de não serem panorâmicos são muito maiores e têm portas de 4 painéis um pouco como os monta cargas ou elevadores de hospitais. Aparentemente estes equipamentos foram implementados para transporte de cargas para além de passageiros.
De referir que há 3 equipamentos sendo que um faz a ligação do átrio com o exterior como já é habitual encontrar nas estações do Metro !
OLIVAIS :
Mais uma vez podemos encontrar 3 equipamentos sendo que um serve de acesso ao exterior da estação. Os modelos dos equipamentos são em tudo semelhantes aos já descrito anteriormente.
Creio que seja sensato visitar a próxima estação uma vez que já não há muito mais a referir sobre estas máquinas em particular.
CHELAS :
Bem, uma vez mais para não me estar a repetir deixo-vos apenas com umas imagens dos equipamentos semelhantes em tudo aos das estações anteriores e com a particularidade de mais uma vez um dos 3 equipamentos servir de ligação do exterior para o átrio da estação.
BELA VISTA :
Nesta estação, devido à pandemia de COVID-19, alguns acessos estavam limitados / bloqueados (algumas partes da estação estavam encerradas).
De qualquer forma os equipamentos existentes nas instalações da estação são exactamente semelhantes aos da estação anterior !
E entre a estação da BELA VISTA e a estação das OLAIAS podemos desfrutar desta paisagem :
OLAIAS :
E chegámos finalmente à última estação que nos faltava verificar na linha Vermelha – as Olaias !
Como já referi inúmeras vezes aqui podemos encontrar novamente equipamentos semelhantes da OTIS sendo que os equipamentos que fazem a ligação do átrio ao cais tem a particularidade de possuírem duas botoneiras de cabine em cada equipamento sendo que ambas executam exactamente a mesma função, ou seja, existe perto de cada uma das portas de cabine (existem dois conjuntos de portas uma vez que a saída no cais se efectua no lado oposto da entrada no átrio) uma botoneira de cabine que efectua exactamente a mesma função da sua “cópia”.
Também nesta estação existe um equipamento que efectua a ligação com o exterior.
Uma vez que já falei o suficiente sobre este modelos e chegando ao fim das estações com elevadores na linha Vermelha está na hora de ir visitar os equipamentos que faltam na linha Amarela !
Até já !
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