Linha Azul - Parte 2 :
SÃO SEBASTIÃO :
Em São Sebastião podemos encontrar vários equipamentos do mesmo modelo da Thyssenkrupp. Um elevador serve de acesso do exterior para o interior da estação. Existem dois equipamentos que permitem o acesso ao cais de embarque da linha azul e para aceder à linha vermelha existem mais três equipamentos sendo que um está inactivo por servir uma plataforma inactiva. Na linha vermelha a chegada e partida do cais terminal é efectuado pela mesma linha / plataforma sendo que existe uma segunda plataforma sem utilização actual em que o acesso ao elevador dessa plataforma se encontram vedado. Ambos os elevadores do cais da linha vermelha conduzem a uma segunda plataforma onde existe um terceiro equipamento comum que conduz à plataforma superior que dá acesso ao elevador para o exterior ou aos elevadores da linha azul. Todos os equipamentos estavam operacionais na data em que os fotografei.
De notar que estes equipamentos são modelos mais antigos da Thyssenkrupp que têm uma primeira fase de serviço de incêndio activado no patamar via caixa de emergência. Dentro da cabine, na botoneira, existe para além dos típicos botões e interruptores de chave um interruptor de pressão que acciona o ventilador durante algum período de tempo. Ao carregar no botão do ventilador este começa a funcionar e uma luz vermelha é accionada em torno do botão. De referir também que alguns botões destas instalações encontram-se parcialmente vandalizados pelo que pode não ser possível reconhecer as marcas impressas nos mesmos.
Existe igualmente um interruptor de chave único para serviço de bombeiros com duas posições accionado por uma antiga chave da Thyssenkrupp em que uma das posições funciona um pouco como a reserva de cabine, mantendo as portas abertas enquanto activo. A outra posição supostamente está relacionada com a segunda fase do serviço de incêndio mas nunca tive oportunidade de testar nenhum equipamento deste modelo em nenhuma outra instalação em fase 1.
Esta é uma estação que tenho visitado regularmente nesta fase de pandemia de COVID-19 pelo que adicionarei mais informação posteriormente se assim se revelar necessário.
MARQUÊS DE POMBAL :
Como podemos visualizar nas imagens no Marquês de Pombal todas os elevadores pertencem ao mesmo modelo da OTIS.
Existem diversos aparelhos que servem todos os acessos a todas as plataformas de embarque do Metro pelo que exactamente como acontece nas outras estações com total acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida é possível entrar na estação e apanhar o Metro em qualquer linha e sentido servido pela estação mesmo que o utente circule sozinho em cadeira de rodas. Também como acontece em muitas outras estações existe um elevador que efectua a ligação entre o átrio principal da estação e o exterior como pode ser observado na última foto.
Os equipamentos desta estação especifica são já modelos bastante antigos e também muito comuns em diversas zonas e aplicações como por exemplo em hospitais.
Existe uma caixa no patamar para activar a primeira fase do serviço de incêndio e no interior da cabine existe um interruptor de chave que supostamente activa a segunda fase de incêndio. Neste modelo de elevador pode acontecer que a chave do serviço de bombeiros funcione como uma reserva de cabine e pode igualmente acontecer que a reserva funcione como serviço de bombeiros.
Tipicamente a chave de serviço de incêndio ou não está ligada (e não faz nada), ou está ligada e não faz nada porque a primeira fase não está accionada ou então comporta-se exactamente como a reserva de cabine que nestes modelos tipicamente fazem com que as portas se mantenham abertas e é necessário pressionar e manter pressionado o botão do piso de destino até que as portas fechem na totalidade e o elevador comece a deslocar-se. Soltar o botão de cabine correspondente ao piso de destino faz com que o elevador reabra as portas de imediato.
Este tipo de modelo tem outra particularidade em relação à activação da chave de incêndio / reserva o que torna possível contornar pisos trancados com alguma facilidade mesmo que o botão de chamada esteja fisicamente desligado.
Existe ainda um botão manual para ligar e desligar o ventilador que por norma funciona sem problemas e efectua de facto a função pretendida.
A ter em especial atenção que muitas das fechaduras STS podem ter sido trocadas pelo pessoal de manutenção e uma chave de incêndio típica para estes modelos / instalações pode não funcionar numa instalação específica !
RESTAURADORES :
Aqui podemos encontrar dois elevadores de acesso ao cais de embarque e um elevador de acesso ao exterior da estação.
Uma vez mais aqui temos 3 modelos semelhantes da Thyssenkrupp mas um pouco diferentes dos modelos existentes por exemplo em São Sebastião.
Eu não tenho grande experiência com este modelo especifico mas em modelos muito semelhantes o serviço de bombeiros funciona correctamente. Existe uma fechadura tipo STS X6 no interior da cabine com a inscrição “Bombeiros” e existe uma fechadura no patamar principal que supostamente activa a primeira fase do serviço de incêndio. Em todas as botoneiras de patamar existe igualmente uma fechadura STS X6 que muito possivelmente (apesar de nunca ter utilizado uma instalação assim) serve para ligar / desligar a possibilidade de efectuar a chamada de patamar na respectiva botoneira onde a chave se encontra. Uma vez mais como nunca utilizei esse tipo de serviço há a possibilidade da função não corresponder ao que descrevo e há a possibilidade do interruptor colocar simplesmente toda a instalação fora de serviço.
BAIXA-CHIADO :
Aqui temos uma pequena particularidade, ao contrário de TODAS as restantes estações que mencionei até agora onde há existência de elevadores para pessoas com mobilidade reduzida, na estação da BAIXA-CHIADO os elevadores existem apenas entre o cais de embarque do Metro e o patamar superior ao cais de embarque e NÃO EXISTE elevador que efectue a ligação entre o exterior da estação e o interior pelo que um utilizador com mobilidade reduzida possa ter sérias dificuldades em aceder ao piso inferior da estação (interior) para posteriormente utilizar os elevadores para aceder à plataforma de embarque.
Nesta estação os elevadores servem todas as plataformas de embarque de todas as linhas em todos os sentidos e o modelo de equipamento utilizado também é o mesmo. São equipamentos da Thyssenkrupp mas uma vez mais o modelo é ligeiramente diferente dos encontrados até agora. Que se diga de passagem em toda a rede do Metro de Lisboa esta é a única estação que utiliza este modelo específico de elevador e é também o único local que eu conheça a utilizar este tipo de elevador pelo que obviamente se pode de imediato constatar que não tenho experiência nenhuma com este tipo de equipamento.
Para além do que pode ser visível nas imagens posso acrescentar que os botões estão um pouco degradados e os equipamentos aparentam sinais de desgaste. Existe uma fechadura no interior da cabine e no patamar principal identificado com SB que significa muito possivelmente “Serviço de Bombeiros” e deve corresponder a uma segunda fase de serviço de incêndio uma vez que na botoneira de patamar do andar principal existe uma fechadura semelhante para possivelmente colocar o elevador em fase 1. De notar que não faço a menor ideia sobre o tipo de chave que este elevador utiliza uma vez que suponho que seja algum tipo antigo de chave utilizada pela Thyssenkrupp um pouco semelhante às chaves da instalação de São Sebastião – Saldanha mas evidentemente diferente.
Existe igualmente em todas as botoneiras de patamar uma fechadura marcada com FS – muito possivelmente “Fora de Serviço” que servirá ou para desligar por completo o elevador ou para impossibilitar a utilização da referida botoneira para efectuar chamadas de patamar. O facto de existir uma fechadura por botoneira e não uma fechadura por instalação leva-me a crer que seja mais a segunda ...
De referir uma vez mais que nunca utilizei elevadores deste modelo pelo que não posso acrescentar mais informação. Tal como nas outras estações experimentei efectuar uma viagem de teste dentro do elevador e em todas as instalações os equipamentos estavam todos em funcionamento normal (à data dos testes).
TERREIRO DO PAÇO :
Aqui temos 3 instalações sendo que uma faz a ligação entre o exterior e o interior da estação. As outras duas instalações fazem a ligação ao cais de embarque.
São modelos que já pudemos encontrar em estações anteriores mas estas instalações tem algumas particularidades interessantes.
Se observarmos bem a botoneira de cabine podemos encontrar vários pormenores que diferem nos 3 elevadores desta estação.
Em primeiro lugar entre o piso 0 e 2 existe um piso 1 trancado com chave KABA MICRO. O mesmo se aplica para o elevador que efectua serviço para o exterior entre o piso 2 e 4. É necessário uma chave para aceder ao patamar trancado se bem que este seja perfeitamente visível do exterior do elevador.
Para além de uma segunda chave KABA MICRO para activar o ventilador podemos encontrar uma fechadura tipo “IGV” que acciona o serviço de bombeiros e tem a função de desligar o elevador.
Tipicamente nestas instalações é necessário inserir a chave para rodar a parte superior do interruptor para a posição de Bombeiros que normalmente funciona como um serviço independente e cancela chamadas de cabine e patamar permitindo viagens directas entre andares mesmo que o serviço de bombeiros não tenha a fase 1 activada por meio de caixa no exterior do elevador. A posição de “Desligado” tipicamente mantêm o elevador parado no andar com portas abertas rejeitando todas as chamadas de cabine e patamar até o interruptor ser colocado de novo em “normal”. Funciona um pouco como a chave de parque da Schindler. A ter em atenção que quando se volta a colocar a instalação em “normal” é necessário sair do elevador para ele voltar ao modo normal, em outras palavras colocar a chave em desligado e voltar a colocar em normal tipicamente faz com que o elevador continue a não aceitar chamadas enquanto o utilizador ainda se encontrar no interior da cabine. Estas fechaduras de 3 posições do tipo IGV tem um problema de desenho pelo que se estragam muito facilmente e como tal é natural encontrar interruptores danificados como se pose ver na última imagem. Uma vez que a parte superior do interruptor caia ou se danifique a fechadura fica inutilizada pelo que a equipa de manutenção possa ter optado por substituir estas fechaduras por outro modelo como podemos ver na quinta imagem em que a fechadura inicial foi trocada por uma com apenas duas posições (0 e 1).
De notar também que na data em que tirei estas fotos o exterior da estação estava em obras pelo que os acessos ao interior da mesma estava um pouco dificultados / condicionados.
SANTA APOLÓNIA :
E finalmente chegámos ao fim da linha azul onde podemos encontrar – em Santa Apolónia – exactamente o mesmo tipo de instalações que existem na estação anterior.
Por já ter descrito o suficiente sobre estes modelos de instalação (em particular quando referi a estação anterior) e por não ter nada de significativo a acrescentar em relação a esta estação em particular vou dar por terminada a minha viagem pela linha azul e vou preparar-me para partir á descoberta dos elevadores existentes na linha verde !
Espero que esta viagem esteja a ser interessante para si !
Em São Sebastião podemos encontrar vários equipamentos do mesmo modelo da Thyssenkrupp. Um elevador serve de acesso do exterior para o interior da estação. Existem dois equipamentos que permitem o acesso ao cais de embarque da linha azul e para aceder à linha vermelha existem mais três equipamentos sendo que um está inactivo por servir uma plataforma inactiva. Na linha vermelha a chegada e partida do cais terminal é efectuado pela mesma linha / plataforma sendo que existe uma segunda plataforma sem utilização actual em que o acesso ao elevador dessa plataforma se encontram vedado. Ambos os elevadores do cais da linha vermelha conduzem a uma segunda plataforma onde existe um terceiro equipamento comum que conduz à plataforma superior que dá acesso ao elevador para o exterior ou aos elevadores da linha azul. Todos os equipamentos estavam operacionais na data em que os fotografei.
De notar que estes equipamentos são modelos mais antigos da Thyssenkrupp que têm uma primeira fase de serviço de incêndio activado no patamar via caixa de emergência. Dentro da cabine, na botoneira, existe para além dos típicos botões e interruptores de chave um interruptor de pressão que acciona o ventilador durante algum período de tempo. Ao carregar no botão do ventilador este começa a funcionar e uma luz vermelha é accionada em torno do botão. De referir também que alguns botões destas instalações encontram-se parcialmente vandalizados pelo que pode não ser possível reconhecer as marcas impressas nos mesmos.
Existe igualmente um interruptor de chave único para serviço de bombeiros com duas posições accionado por uma antiga chave da Thyssenkrupp em que uma das posições funciona um pouco como a reserva de cabine, mantendo as portas abertas enquanto activo. A outra posição supostamente está relacionada com a segunda fase do serviço de incêndio mas nunca tive oportunidade de testar nenhum equipamento deste modelo em nenhuma outra instalação em fase 1.
Esta é uma estação que tenho visitado regularmente nesta fase de pandemia de COVID-19 pelo que adicionarei mais informação posteriormente se assim se revelar necessário.
MARQUÊS DE POMBAL :
Como podemos visualizar nas imagens no Marquês de Pombal todas os elevadores pertencem ao mesmo modelo da OTIS.
Existem diversos aparelhos que servem todos os acessos a todas as plataformas de embarque do Metro pelo que exactamente como acontece nas outras estações com total acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida é possível entrar na estação e apanhar o Metro em qualquer linha e sentido servido pela estação mesmo que o utente circule sozinho em cadeira de rodas. Também como acontece em muitas outras estações existe um elevador que efectua a ligação entre o átrio principal da estação e o exterior como pode ser observado na última foto.
Os equipamentos desta estação especifica são já modelos bastante antigos e também muito comuns em diversas zonas e aplicações como por exemplo em hospitais.
Existe uma caixa no patamar para activar a primeira fase do serviço de incêndio e no interior da cabine existe um interruptor de chave que supostamente activa a segunda fase de incêndio. Neste modelo de elevador pode acontecer que a chave do serviço de bombeiros funcione como uma reserva de cabine e pode igualmente acontecer que a reserva funcione como serviço de bombeiros.
Tipicamente a chave de serviço de incêndio ou não está ligada (e não faz nada), ou está ligada e não faz nada porque a primeira fase não está accionada ou então comporta-se exactamente como a reserva de cabine que nestes modelos tipicamente fazem com que as portas se mantenham abertas e é necessário pressionar e manter pressionado o botão do piso de destino até que as portas fechem na totalidade e o elevador comece a deslocar-se. Soltar o botão de cabine correspondente ao piso de destino faz com que o elevador reabra as portas de imediato.
Este tipo de modelo tem outra particularidade em relação à activação da chave de incêndio / reserva o que torna possível contornar pisos trancados com alguma facilidade mesmo que o botão de chamada esteja fisicamente desligado.
Existe ainda um botão manual para ligar e desligar o ventilador que por norma funciona sem problemas e efectua de facto a função pretendida.
A ter em especial atenção que muitas das fechaduras STS podem ter sido trocadas pelo pessoal de manutenção e uma chave de incêndio típica para estes modelos / instalações pode não funcionar numa instalação específica !
RESTAURADORES :
Aqui podemos encontrar dois elevadores de acesso ao cais de embarque e um elevador de acesso ao exterior da estação.
Uma vez mais aqui temos 3 modelos semelhantes da Thyssenkrupp mas um pouco diferentes dos modelos existentes por exemplo em São Sebastião.
Eu não tenho grande experiência com este modelo especifico mas em modelos muito semelhantes o serviço de bombeiros funciona correctamente. Existe uma fechadura tipo STS X6 no interior da cabine com a inscrição “Bombeiros” e existe uma fechadura no patamar principal que supostamente activa a primeira fase do serviço de incêndio. Em todas as botoneiras de patamar existe igualmente uma fechadura STS X6 que muito possivelmente (apesar de nunca ter utilizado uma instalação assim) serve para ligar / desligar a possibilidade de efectuar a chamada de patamar na respectiva botoneira onde a chave se encontra. Uma vez mais como nunca utilizei esse tipo de serviço há a possibilidade da função não corresponder ao que descrevo e há a possibilidade do interruptor colocar simplesmente toda a instalação fora de serviço.
BAIXA-CHIADO :
Aqui temos uma pequena particularidade, ao contrário de TODAS as restantes estações que mencionei até agora onde há existência de elevadores para pessoas com mobilidade reduzida, na estação da BAIXA-CHIADO os elevadores existem apenas entre o cais de embarque do Metro e o patamar superior ao cais de embarque e NÃO EXISTE elevador que efectue a ligação entre o exterior da estação e o interior pelo que um utilizador com mobilidade reduzida possa ter sérias dificuldades em aceder ao piso inferior da estação (interior) para posteriormente utilizar os elevadores para aceder à plataforma de embarque.
Nesta estação os elevadores servem todas as plataformas de embarque de todas as linhas em todos os sentidos e o modelo de equipamento utilizado também é o mesmo. São equipamentos da Thyssenkrupp mas uma vez mais o modelo é ligeiramente diferente dos encontrados até agora. Que se diga de passagem em toda a rede do Metro de Lisboa esta é a única estação que utiliza este modelo específico de elevador e é também o único local que eu conheça a utilizar este tipo de elevador pelo que obviamente se pode de imediato constatar que não tenho experiência nenhuma com este tipo de equipamento.
Para além do que pode ser visível nas imagens posso acrescentar que os botões estão um pouco degradados e os equipamentos aparentam sinais de desgaste. Existe uma fechadura no interior da cabine e no patamar principal identificado com SB que significa muito possivelmente “Serviço de Bombeiros” e deve corresponder a uma segunda fase de serviço de incêndio uma vez que na botoneira de patamar do andar principal existe uma fechadura semelhante para possivelmente colocar o elevador em fase 1. De notar que não faço a menor ideia sobre o tipo de chave que este elevador utiliza uma vez que suponho que seja algum tipo antigo de chave utilizada pela Thyssenkrupp um pouco semelhante às chaves da instalação de São Sebastião – Saldanha mas evidentemente diferente.
Existe igualmente em todas as botoneiras de patamar uma fechadura marcada com FS – muito possivelmente “Fora de Serviço” que servirá ou para desligar por completo o elevador ou para impossibilitar a utilização da referida botoneira para efectuar chamadas de patamar. O facto de existir uma fechadura por botoneira e não uma fechadura por instalação leva-me a crer que seja mais a segunda ...
De referir uma vez mais que nunca utilizei elevadores deste modelo pelo que não posso acrescentar mais informação. Tal como nas outras estações experimentei efectuar uma viagem de teste dentro do elevador e em todas as instalações os equipamentos estavam todos em funcionamento normal (à data dos testes).
TERREIRO DO PAÇO :
Aqui temos 3 instalações sendo que uma faz a ligação entre o exterior e o interior da estação. As outras duas instalações fazem a ligação ao cais de embarque.
São modelos que já pudemos encontrar em estações anteriores mas estas instalações tem algumas particularidades interessantes.
Se observarmos bem a botoneira de cabine podemos encontrar vários pormenores que diferem nos 3 elevadores desta estação.
Em primeiro lugar entre o piso 0 e 2 existe um piso 1 trancado com chave KABA MICRO. O mesmo se aplica para o elevador que efectua serviço para o exterior entre o piso 2 e 4. É necessário uma chave para aceder ao patamar trancado se bem que este seja perfeitamente visível do exterior do elevador.
Para além de uma segunda chave KABA MICRO para activar o ventilador podemos encontrar uma fechadura tipo “IGV” que acciona o serviço de bombeiros e tem a função de desligar o elevador.
Tipicamente nestas instalações é necessário inserir a chave para rodar a parte superior do interruptor para a posição de Bombeiros que normalmente funciona como um serviço independente e cancela chamadas de cabine e patamar permitindo viagens directas entre andares mesmo que o serviço de bombeiros não tenha a fase 1 activada por meio de caixa no exterior do elevador. A posição de “Desligado” tipicamente mantêm o elevador parado no andar com portas abertas rejeitando todas as chamadas de cabine e patamar até o interruptor ser colocado de novo em “normal”. Funciona um pouco como a chave de parque da Schindler. A ter em atenção que quando se volta a colocar a instalação em “normal” é necessário sair do elevador para ele voltar ao modo normal, em outras palavras colocar a chave em desligado e voltar a colocar em normal tipicamente faz com que o elevador continue a não aceitar chamadas enquanto o utilizador ainda se encontrar no interior da cabine. Estas fechaduras de 3 posições do tipo IGV tem um problema de desenho pelo que se estragam muito facilmente e como tal é natural encontrar interruptores danificados como se pose ver na última imagem. Uma vez que a parte superior do interruptor caia ou se danifique a fechadura fica inutilizada pelo que a equipa de manutenção possa ter optado por substituir estas fechaduras por outro modelo como podemos ver na quinta imagem em que a fechadura inicial foi trocada por uma com apenas duas posições (0 e 1).
De notar também que na data em que tirei estas fotos o exterior da estação estava em obras pelo que os acessos ao interior da mesma estava um pouco dificultados / condicionados.
SANTA APOLÓNIA :
E finalmente chegámos ao fim da linha azul onde podemos encontrar – em Santa Apolónia – exactamente o mesmo tipo de instalações que existem na estação anterior.
Por já ter descrito o suficiente sobre estes modelos de instalação (em particular quando referi a estação anterior) e por não ter nada de significativo a acrescentar em relação a esta estação em particular vou dar por terminada a minha viagem pela linha azul e vou preparar-me para partir á descoberta dos elevadores existentes na linha verde !
Espero que esta viagem esteja a ser interessante para si !
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