Linha Verde :
CAIS DO SODRÉ :
Nesta estação terminal o acesso ao cais é efectuado por elevadores da Thyssenkrupp cujo modelo é em tudo semelhante aos elevadores existentes noutras estações que já visitámos como por exemplo nos Restauradores. Estes equipamentos têm igualmente um interruptor de chave na cabine para o serviço de bombeiros e fechaduras de “Fora de Serviço” e “Serviço de Bombeiros” no patamar como também já foi explicado nas minhas publicações anteriores. De notar que um destes elevadores fica convenientemente situado para além do espaço limite do cais de embarque pelo que existe um pequeno corredor de acesso ao mesmo que se prolonga ao lado da linha do Metro já fora da área do referido cais de embarque.
O acesso ao exterior da instalação é feito por um outro elevador também da Thyssenkrupp mas com um modelo muito semelhante aos existentes no Saldanha e São Sebastião. De referir que este elevador foi o único que encontrei em toda a rede do Metro de Lisboa com este exacto tipo de botoneira de cabine.
Tal como nos elevadores do Saldanha e São Sebastião existe um botão accionado por chave para o serviço de bombeiros mas existe também um interruptor de chave para o serviço independente. O ventilador pode igualmente ser activado premindo o respectivo botão que fica com uma cor vermelha à sua volta quando é accionado. No outro lado da cabine existe um segundo painel com a opção de marcar os pisos servidos pelo elevador bem como um segundo interruptor de chave para o serviço independente.
Apesar de não ter testado nenhum dos serviços especiais “trancados” via chave não ficaria nada admirado se a chave que acciona todos os interruptores fosse a mesma. Muito possivelmente os interruptores / chaves serão semelhantes aos em utilização no Saldanha / São Sebastião, uma antiga chave muito comum em equipamentos antigos da Thyssenkrupp antes de começarem a utilizar fechaduras STS X6. De momento não me é possível fazer mais comentários sobre a funcionalidade destes “Serviços Especiais” se é que funcionam de todo.
ROSSIO :
Aqui podemos ver algumas imagens dos equipamentos em utilização no Rossio. Não há nada de novo uma vez que os equipamentos são em tudo semelhante com os mencionados na minha publicação dos Restauradores portanto não vou acrescentar muito mais.
Existem três equipamentos sendo que dois efectuam a ligação entre o átrio principal da estação e o cais de embarque para cada um dos sentidos da linha verde e o terceiro elevador efectua a ligação do interior da estação para o exterior. Para mais informação sobre estes modelos de elevador por favor leia as minhas publicações anteriores.
TELHEIRAS :
Antes de mais e por esta ser um das minhas “paragens” de Metro favoritas (por diversos motivos) quero deixar aqui algumas fotos que tirei e que não estão directamente relacionadas com elevadores ! Para quem não conhece esta zona fica desde já um convite para uma visita !
Como se pode constatar pelas imagens existem 3 equipamentos semelhantes em que dois efectuam a ligação ao cais de embarque e um possibilita a saída para o exterior das instalações do Metro.
Estes elevadores da Schmitt+Sohn são muito comuns e já tenho vindo a falar sobre eles desde a minha publicação da estação da Amadora Este portanto sem entrar num ciclo de repetição apenas quero acrescentar que nestas 3 instalações o interruptor de chave KABA MICRO que controla o ventilador foi inteligentemente substituído por um interruptor de controlo manual que funciona e efectivamente permite a qualquer utilizador ligar e desligar o ventilador do tecto da cabine tal como acontece nos modelos da OTIS presentes por exemplo no Marquês de Pombal, Alameda, etc...
De referir igualmente que o acesso ao cais de embarque via elevador é feito por um corredor que existe no átrio da estação e cujo os elevadores se encontram no final deste.
Os elevadores desta estação estão em bom estado de conservação e funcionam correctamente. Este é um local que visito com alguma regularidade pelo que posteriormente posso vir a fazer mais publicações com informação adicional. Por agora vamos para a próxima paragem !
ALVALADE :
Em Alvalade podemos encontrar 3 equipamentos de modelo semelhante da Schmitt+Sohn. Um dos elevadores providencia o acesso do exterior ao interior da estação enquanto os outros dois servem as plataformas individuais de embarque fazendo a ligação com a átrio da estação.
Em todos os equipamentos desta estação podemos encontrar interruptores de chave de 3 posições do tipo “IGV” tal como encontramos na estação do Terreiro do Paço e Santa Apolónia mas apenas num dos equipamentos esta fechadura encontra-se em bom estado sendo que nos outros dois equipamentos a fechadura encontra-se inutilizada. Esta fechadura serve tal como já explicado anteriormente para colocar o elevador em modo de bombeiros mas com uma funcionalidade semelhante à reserva de cabine e serve igualmente para “desligar” o elevador ou “bloquear” o elevador de forma a que este não possa ser utilizado no caso da chave ser removida na posição de “desligado” um pouco como na função de “parque” da Schindler.
Ao observar cuidadosamente as imagens podemos também constatar que nestas instalações o interruptor de chave para controlar o ventilador não é um interruptor tipo KABA MICRO mas sim um interruptor de chave comum da Schmitt+Sohn tal como existe por exemplo em Carnide e na Pontinha mas possivelmente com um “corte” diferente (chave de número diferente).
Na data da minha visita um dos equipamentos estava com um pequeno problema na barreira electrónica da porta pelo que foi necessário esperar um pouco para conseguir que a porta fechasse de forma a efectuar uma viagem no equipamento. De qualquer modo todos os aparelhos estavam operacionais ao contrário do que aconteceu há umas semanas atrás em que me desloquei à estação e o elevador que faz a ligação do átrio para o exterior se encontrava fora se serviço.
ROMA :
Chegando à estação de Roma podemos constatar que existem apenas dois elevadores que servem a estação do Metro se bem que em Roma temos a particularidade de um dos equipamentos fazer a conexão do exterior para o átrio e ainda descer mais um piso até ao cais de embarque possibilitando fazer a ligação do átrio com o exterior sem a necessidade de um terceiro equipamento. Uma vez que os elevadores terminam no cais de embarque mas fora da zona de validação dos títulos de transporte é possível implementar este sistema de forma a que um passageiro proveniente do exterior da estação possa utilizar o elevador e desembarcar directamente no cais tendo depois de validar o seu título de transporte para poder avançar para a parte frontal do cais apenas a alguns metros à frente para efectuar o embarque no Metro.
Apesar de um dos equipamentos ser exactamente do mesmo modelo dos encontrados na estação anterior (Alvalade) o elevador que faz o acesso ao exterior é de um modelo ligeiramente diferente se bem que do mesmo fabricante. De notar as diferenças na botoneira de cabine, a existência de duas fechaduras de chave típica da Schmitt+Sohn (e não KABA MICRO ou “IGV”) e também de salientar que neste modelo específico é apenas possível registar uma chamada de cabine de cada vez. Uma vez que uma chamada de cabine é registada não é possível registar uma chamada para outro piso até a chamada registada estar efectuada (ou ser removida).
AREEIRO :
NOTA : - https://elevadorespublicos.blogspot.com/2020/10/areeiro.html (05/10/2020) - ACTUALIZAÇÃO.
Esta estação encontra-se actualmente em obras de modernização sendo que serão instalados elevadores no decurso da obra. Tal como se pode confirmar pelo mapa de acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida esta estação AINDA não possui qualquer tipo de elevador mas muito em breve (esperemos nós) haverá novidades. Por certo visitarei novamente esta estação e publicarei mais detalhes sobre os novos equipamentos quando estes estiverem disponíveis para utilização do público.
ALAMEDA :
Finalmente chegámos à nossa última estação da linha verde (com elevadores) que nos faltava visitar – a Alameda – e aqui podemos encontrar diversos elevadores do mesmo modelo da OTIS (exactamente do mesmo tipo que pode ser encontrado no Marquês de Pombal) e também como já é habitual não só existem um equipamento por acesso a cada linha / sentido de viagem para permitir o embarque em cada sentido de cada linha presente na estação da Alameda (linha Verde e Vermelha) mas também existe um equipamento para fazer a ligação com o exterior da estação.
De salientar que para além do típico interruptor que pode ser utilizado por qualquer passageiro do elevador para ligar e desligar o ventilador existem interruptores de chave STS para o "Serviço de Bombeiros e "Reservação de Cabine".
Como já referido anteriormente estes interruptores podem utilizar chaves STS “aleatórias” e podem efectuar funções “aleatórias”. Ou seja uma chave que num equipamento activa o "Serviço de Bombeiros" pode no equipamento do lado activar a "Reservação de Cabine" e não o referido "Serviço de Bombeiros" e em alguns equipamentos o "Serviço de Bombeiros" pode funcionar como uma segunda fase, pode não fazer nada ou pode funcionar como a "Reservação de Cabine". O mesmo se aplica ao interruptor da "Reservação". É muito comum neste tipo de equipamentos as funções dos serviços especiais não funcionarem como esperado. De qualquer forma se ao ser accionada uma chave de serviço especial as portas ficarem abertas e se for necessário pressionar e manter pressionado um botão de chamada de cabine até as portas fecharem na totalidade pode-se assumir que a função está activa mesmo que não seja exactamente o que esperamos de um "Serviço de Incêndio" ou "Reservação de Cabine".
E parece que agora está na hora de ir visitar outra linha do Metro !
Até já !
Nesta estação terminal o acesso ao cais é efectuado por elevadores da Thyssenkrupp cujo modelo é em tudo semelhante aos elevadores existentes noutras estações que já visitámos como por exemplo nos Restauradores. Estes equipamentos têm igualmente um interruptor de chave na cabine para o serviço de bombeiros e fechaduras de “Fora de Serviço” e “Serviço de Bombeiros” no patamar como também já foi explicado nas minhas publicações anteriores. De notar que um destes elevadores fica convenientemente situado para além do espaço limite do cais de embarque pelo que existe um pequeno corredor de acesso ao mesmo que se prolonga ao lado da linha do Metro já fora da área do referido cais de embarque.
O acesso ao exterior da instalação é feito por um outro elevador também da Thyssenkrupp mas com um modelo muito semelhante aos existentes no Saldanha e São Sebastião. De referir que este elevador foi o único que encontrei em toda a rede do Metro de Lisboa com este exacto tipo de botoneira de cabine.
Tal como nos elevadores do Saldanha e São Sebastião existe um botão accionado por chave para o serviço de bombeiros mas existe também um interruptor de chave para o serviço independente. O ventilador pode igualmente ser activado premindo o respectivo botão que fica com uma cor vermelha à sua volta quando é accionado. No outro lado da cabine existe um segundo painel com a opção de marcar os pisos servidos pelo elevador bem como um segundo interruptor de chave para o serviço independente.
Apesar de não ter testado nenhum dos serviços especiais “trancados” via chave não ficaria nada admirado se a chave que acciona todos os interruptores fosse a mesma. Muito possivelmente os interruptores / chaves serão semelhantes aos em utilização no Saldanha / São Sebastião, uma antiga chave muito comum em equipamentos antigos da Thyssenkrupp antes de começarem a utilizar fechaduras STS X6. De momento não me é possível fazer mais comentários sobre a funcionalidade destes “Serviços Especiais” se é que funcionam de todo.
ROSSIO :
Aqui podemos ver algumas imagens dos equipamentos em utilização no Rossio. Não há nada de novo uma vez que os equipamentos são em tudo semelhante com os mencionados na minha publicação dos Restauradores portanto não vou acrescentar muito mais.
Existem três equipamentos sendo que dois efectuam a ligação entre o átrio principal da estação e o cais de embarque para cada um dos sentidos da linha verde e o terceiro elevador efectua a ligação do interior da estação para o exterior. Para mais informação sobre estes modelos de elevador por favor leia as minhas publicações anteriores.
TELHEIRAS :
Antes de mais e por esta ser um das minhas “paragens” de Metro favoritas (por diversos motivos) quero deixar aqui algumas fotos que tirei e que não estão directamente relacionadas com elevadores ! Para quem não conhece esta zona fica desde já um convite para uma visita !
E agora avançando para os elevadores da estação do Metro de TELHEIRAS :
Como se pode constatar pelas imagens existem 3 equipamentos semelhantes em que dois efectuam a ligação ao cais de embarque e um possibilita a saída para o exterior das instalações do Metro.
Estes elevadores da Schmitt+Sohn são muito comuns e já tenho vindo a falar sobre eles desde a minha publicação da estação da Amadora Este portanto sem entrar num ciclo de repetição apenas quero acrescentar que nestas 3 instalações o interruptor de chave KABA MICRO que controla o ventilador foi inteligentemente substituído por um interruptor de controlo manual que funciona e efectivamente permite a qualquer utilizador ligar e desligar o ventilador do tecto da cabine tal como acontece nos modelos da OTIS presentes por exemplo no Marquês de Pombal, Alameda, etc...
De referir igualmente que o acesso ao cais de embarque via elevador é feito por um corredor que existe no átrio da estação e cujo os elevadores se encontram no final deste.
Os elevadores desta estação estão em bom estado de conservação e funcionam correctamente. Este é um local que visito com alguma regularidade pelo que posteriormente posso vir a fazer mais publicações com informação adicional. Por agora vamos para a próxima paragem !
ALVALADE :
Em Alvalade podemos encontrar 3 equipamentos de modelo semelhante da Schmitt+Sohn. Um dos elevadores providencia o acesso do exterior ao interior da estação enquanto os outros dois servem as plataformas individuais de embarque fazendo a ligação com a átrio da estação.
Em todos os equipamentos desta estação podemos encontrar interruptores de chave de 3 posições do tipo “IGV” tal como encontramos na estação do Terreiro do Paço e Santa Apolónia mas apenas num dos equipamentos esta fechadura encontra-se em bom estado sendo que nos outros dois equipamentos a fechadura encontra-se inutilizada. Esta fechadura serve tal como já explicado anteriormente para colocar o elevador em modo de bombeiros mas com uma funcionalidade semelhante à reserva de cabine e serve igualmente para “desligar” o elevador ou “bloquear” o elevador de forma a que este não possa ser utilizado no caso da chave ser removida na posição de “desligado” um pouco como na função de “parque” da Schindler.
Ao observar cuidadosamente as imagens podemos também constatar que nestas instalações o interruptor de chave para controlar o ventilador não é um interruptor tipo KABA MICRO mas sim um interruptor de chave comum da Schmitt+Sohn tal como existe por exemplo em Carnide e na Pontinha mas possivelmente com um “corte” diferente (chave de número diferente).
Na data da minha visita um dos equipamentos estava com um pequeno problema na barreira electrónica da porta pelo que foi necessário esperar um pouco para conseguir que a porta fechasse de forma a efectuar uma viagem no equipamento. De qualquer modo todos os aparelhos estavam operacionais ao contrário do que aconteceu há umas semanas atrás em que me desloquei à estação e o elevador que faz a ligação do átrio para o exterior se encontrava fora se serviço.
ROMA :
Chegando à estação de Roma podemos constatar que existem apenas dois elevadores que servem a estação do Metro se bem que em Roma temos a particularidade de um dos equipamentos fazer a conexão do exterior para o átrio e ainda descer mais um piso até ao cais de embarque possibilitando fazer a ligação do átrio com o exterior sem a necessidade de um terceiro equipamento. Uma vez que os elevadores terminam no cais de embarque mas fora da zona de validação dos títulos de transporte é possível implementar este sistema de forma a que um passageiro proveniente do exterior da estação possa utilizar o elevador e desembarcar directamente no cais tendo depois de validar o seu título de transporte para poder avançar para a parte frontal do cais apenas a alguns metros à frente para efectuar o embarque no Metro.
Apesar de um dos equipamentos ser exactamente do mesmo modelo dos encontrados na estação anterior (Alvalade) o elevador que faz o acesso ao exterior é de um modelo ligeiramente diferente se bem que do mesmo fabricante. De notar as diferenças na botoneira de cabine, a existência de duas fechaduras de chave típica da Schmitt+Sohn (e não KABA MICRO ou “IGV”) e também de salientar que neste modelo específico é apenas possível registar uma chamada de cabine de cada vez. Uma vez que uma chamada de cabine é registada não é possível registar uma chamada para outro piso até a chamada registada estar efectuada (ou ser removida).
AREEIRO :
NOTA : - https://elevadorespublicos.blogspot.com/2020/10/areeiro.html (05/10/2020) - ACTUALIZAÇÃO.
Esta estação encontra-se actualmente em obras de modernização sendo que serão instalados elevadores no decurso da obra. Tal como se pode confirmar pelo mapa de acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida esta estação AINDA não possui qualquer tipo de elevador mas muito em breve (esperemos nós) haverá novidades. Por certo visitarei novamente esta estação e publicarei mais detalhes sobre os novos equipamentos quando estes estiverem disponíveis para utilização do público.
ALAMEDA :
Finalmente chegámos à nossa última estação da linha verde (com elevadores) que nos faltava visitar – a Alameda – e aqui podemos encontrar diversos elevadores do mesmo modelo da OTIS (exactamente do mesmo tipo que pode ser encontrado no Marquês de Pombal) e também como já é habitual não só existem um equipamento por acesso a cada linha / sentido de viagem para permitir o embarque em cada sentido de cada linha presente na estação da Alameda (linha Verde e Vermelha) mas também existe um equipamento para fazer a ligação com o exterior da estação.
De salientar que para além do típico interruptor que pode ser utilizado por qualquer passageiro do elevador para ligar e desligar o ventilador existem interruptores de chave STS para o "Serviço de Bombeiros e "Reservação de Cabine".
Como já referido anteriormente estes interruptores podem utilizar chaves STS “aleatórias” e podem efectuar funções “aleatórias”. Ou seja uma chave que num equipamento activa o "Serviço de Bombeiros" pode no equipamento do lado activar a "Reservação de Cabine" e não o referido "Serviço de Bombeiros" e em alguns equipamentos o "Serviço de Bombeiros" pode funcionar como uma segunda fase, pode não fazer nada ou pode funcionar como a "Reservação de Cabine". O mesmo se aplica ao interruptor da "Reservação". É muito comum neste tipo de equipamentos as funções dos serviços especiais não funcionarem como esperado. De qualquer forma se ao ser accionada uma chave de serviço especial as portas ficarem abertas e se for necessário pressionar e manter pressionado um botão de chamada de cabine até as portas fecharem na totalidade pode-se assumir que a função está activa mesmo que não seja exactamente o que esperamos de um "Serviço de Incêndio" ou "Reservação de Cabine".
E parece que agora está na hora de ir visitar outra linha do Metro !
Até já !
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