Linha Amarela :

RATO :








E vamos então começar a nossa viagem pela linha amarela na estação do RATO !
Como podemos ver nas imagens existem dois modelos distintos de elevadores (de dois fabricantes diferentes).
A conectar o átrio da estação com os dois cais de embarque (um para a chegada do METRO ao terminal e outro para a partida do METRO no sentido oposto) existem 2 equipamentos da Schmitt+Sohn muito semelhantes aos já encontrados em diversas estações com a particularidade de nestes equipamentos específicos (desta estação) existir apenas um interruptor de chave na botoneira de cabine correspondente ao serviço para bombeiros.
A conectar o átrio com o exterior existe um equipamento moderno da Schindler exactamente do mesmo modelo dos equipamentos da Reboleira. Este equipamento da Schindler for colocado na estação após a modernização de uma instalação antiga. É de supor que o elevador original tivesse sido exactamente do mesmo fabricante e modelo dos outros dois equipamentos da Schmitt+Sohn que ainda estão em funcionamento para providenciar o acesso ao cais. Este elevador que efectua a ligação para o exterior foi remodelado à muito pouco tempo pelo que o elevador está em excelentes condições.
De referir que neste modelo da Schindler existe no patamar um interruptor de chave KABA 8 para o serviço de incêndio e um para colocar o elevador fora de serviço. Dentro da cabine existe igualmente um interruptor de chave KABA 8 para o serviço de incêndio bem como uma chave para reserva de cabine com serviço de parque. A única diferença entre este modelo de equipamento e os equipamentos existentes na Reboleira é o facto de na Reboleira existirem dois interruptores de chave diferentes para reserva de cabine (sendo que apenas um têm a função de parque) e um interruptor para o ventilador enquanto no Rato existe um interruptor para o serviço de incêndio e um para a reserva como acabei de mencionar (e como pode ser constatado pela visualização das fotos que publiquei).
De destacar igualmente a existência de uma segunda botoneira de fácil acesso a utilizadores que se desloquem de cadeira de rodas.

ODIVELAS :




Seguimos para Odivelas na outra extremidade da linha Amarela.
Aqui podemos encontrar os tradicionais modelos da Schmitt+Sohn que já estamos tão habituados a ver pois estão presentes em muitas outras estações que já visitámos anteriormente.
Nesta instalação em particular podemos encontrar na botoneira de cabine a típica fechadura “KRONENBERG” para o serviço de bombeiros (3 posições), uma fechadura KABA MICRO para o ventilador e um piso “desactivado” por meio de fita autocolante devido à pandemia de COVID-19. Este adesivo limita-se a cobrir o botão de chamada de cabine para o patamar inferior da estação se bem que pressionar o botão em cima da fita permite efectuar a chamada (o botão não está desactivado, apenas coberto por fita e sinalizado como fora de serviço).
Para finalizar há a constatar que existem dois equipamentos nesta estação sendo que ambos permitem o acesso ao cais e aos andares inferiores e superiores da estação que permitem o acesso directo para o exterior do edifício sem a necessidade de utilizar equipamentos adicionais.

SENHOR ROUBADO :

Vamos começar com umas imagens da paisagem que se pode contemplar das janelas da estação junto ao cais de embarque :

 

E em relação aos elevadores :

 




Como podemos constatar os equipamentos que podem ser encontrados na estação do Senhor Roubado são em tudo semelhantes aos equipamentos encontrados em Odivelas e estes mesmos modelos da mesma marca podem ser encontrados até à estação da Quinta das Conchas o que significa que todos os equipamentos neste segmento da linha amarela são em tudo semelhantes !
Nesta estação existem dois equipamentos que servem de acesso ao cais de embarque no topo da estação e providenciam a ligação com o piso inferior por onde se pode efectuar a saída directamente para o exterior da estação sem ser necessário utilizar mais nenhum elevador.

AMEIXOEIRA :




Chegando à Ameixoeira podemos encontrar dois equipamentos que servem a plataforma de embarque no piso (muito) inferior da estação nos dois sentidos da linha amarela e mais um equipamento extra que providencia o acesso ao exterior.
Os equipamentos são os mesmos utilizados nas estações anteriores e utilizam o mesmo tipo de chaves para os serviços especiais mas nesta estação temos a particularidade dos elevadores servirem um número muito maior de pisos uma vez que existe uma grande distância entre o cais no piso inferior da estação e a superfície.

LUMIAR :












Chegando ao Lumiar podemos encontrar três equipamentos em tudo semelhantes aos encontrados nas estações anteriores em que dois dos equipamentos efectuam a conexão do átrio da estação com o cais de embarque do Metro e um terceiro equipamento conecta o átrio ao exterior.
Nesta estação temos algo invulgar que até agora ainda não tinha encontrado ! Os dois equipamentos que fazem a ligação ao cais são perfeitamente normais mas o elevador que faz a ligação com o exterior tem uma particularidade MUITO interessante !
A botoneira de cabine permite registar apenas dois pisos (existem apenas dois andares servidos pelo elevador sendo que um é o exterior e o outro é o átrio da estação) mas NO MEIO da viagem entre os dois andares existe uma porta de patamar intermédia onde não é possível (via métodos normais) parar. As 6 últimas fotos que publiquei são imagens captadas enquanto o elevador se deslocava pelo que a nitidez das imagens está longe de ser perfeita.
Ao que parece existe uma espécie de passagem de emergência ou saída de emergência que conduz a uma porta de patamar no meio do percurso do elevador. Esse acesso para além de estar indisponível parece igualmente estar trancado por uma grade metálica.
Basicamente existe uma escadaria metálica trancada por uma grade que conduz a uma porta de patamar. Não ficaria admirado se fosse possível efectuar uma chamada de patamar dessa porta de emergência e fazer o elevador parar no meio do percurso para evacuação de pessoas se bem que é estranho utilizar um elevador em caso de emergência...
A grade possivelmente serve para evitar que pessoas não autorizadas acedam ilegalmente / criminosamente ao interior da zona restrita se tiverem sucesso em "enganar" o elevador fazendo-o parar no andar trancado ou se acederem a partir do topo da cabine...
Para mim foi uma descoberta interessante mas vou ficar por aqui já que não há mais nada que possa ser feito (legalmente) para obter mais informações sobre esta passagem aparentemente de emergência.

QUINTA DAS CONCHAS :





E finalmente chegámos à Quinta da Conchas – a nossa última estação com elevadores !
Como os equipamentos existentes são em tudo semelhantes aos anteriores vou apenas referir que existem 3 elevadores em que dois fazem a ligação do átrio ao cais e um faz a ligação para o exterior !
Por agora ficamos por aqui e espero que tenham gostado desta viagem pelos elevadores do Metro de Lisboa !

Adicionarei mais informações posteriormente se assim achar necessário ou se me pedirem para o fazer !

Até breve !

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