Serviços especiais :
Antes de avançar para as fotografias dos elevadores quero deixar aqui alguma informação em relação a alguns interruptores activados por chave que podem ser encontrados em elevadores. Para além de interruptores de chave puderem ser utilizados para trancar o acesso a andares ou até mesmo o acesso às chamadas de patamar impossibilitando a utilização do elevador os interruptores de chave são utilizados para activar serviços especiais como vou descrever em seguida !
A ter em atenção que trancar o acesso a um elevador ou piso especifico de um elevador utilizando um interruptor de chave ou até mesmo qualquer outro tipo de controlo de acesso não confere QUALQUER tipo de segurança uma vez que este tipo de “bloqueio” pode ser contornado muito facilmente quer por meio de acesso a chave universal e viagem em cima da cabine, quer por meio de acesso à casa da máquina / quadro de comando ou até mesmo por meio de chaves de serviços especiais como o modo de incêndio / bombeiros e o modo independente / ascensorista.
Para mais informação :
https://www.youtube.com/watch?v=ZUvGfuLlZus
https://www.youtube.com/watch?v=oHf1vD5_b5I
https://www.youtube.com/watch?v=EqttQ3U-w-s
De mencionar que este tipo de “actividade” fica fora do âmbito deste blog ! A informação disponibilizada nos referidos links deve ser utilizada sob o lema de que um falso sentido de segurança é bem pior que não estar de todo seguro.
Avançando :
- Reservação de Cabine / Modo Independente – Quando accionado tipicamente remove todas as chamadas de cabine e impossibilita a colocação de chamadas de patamar. As portas permanecem abertas para possibilitar cargas e descargas no elevador passando por cima do “final timer” e muitas vezes inibindo as funcionalidades da barreira electrónica / célula fotoeléctrica. Quando um andar é seleccionado o elevador fecha as portas e desloca-se para o andar seleccionado não atendendo a mais nenhuma chamada de patamar até o serviço ser desligado. Dependendo do modelo de elevador e controladora pode ser possível utilizar truques com este tipo de chave para parar em andares restritos ou diagnosticar avarias em elevadores. Este é um dos serviços especiais mais úteis e “requisitados” uma vez que possibilita que mais ninguém entre no elevador enquanto o utilizador possuidor da chave controla o elevador. Em sistemas com mais de um elevador no mesmo banco de elevadores como nos sistemas “duplex” o modo independente “remove” o elevador do banco fazendo com que seja possível registar chamadas de patamar mas apenas os elevadores que estão em modo “normal” atendem a essas chamadas.
- Ascensorista - Muito semelhante ao modo independente mas tipicamente não remove chamadas de cabine nem de patamar. Um elevador em modo de ascensorista fica parado com portas abertas e é necessário activar um botão para o fazer avançar. Em modelos antigos a relés da Schindler como por exemplo no impulsomatic / relematic é necessário manter o botão azul – start – pressionado até as portas fecharem por completo para o elevador arrancar. Este botão é independente do botão de fecho de portas. Nesses mesmos modelos torna-se possível inverter a direcção em que o elevador se movimenta por meio da utilização dos botões de setas de direcção em instalações colectivas selectivas na subida e descida. Por meio de utilização de outro botão torna-se possível ignorar chamadas de patamar mas ao contrário do modo independente o modo ascensorista não as remove permitindo mais tarde atender a essas chamadas. O modo “ascensorista” nestes modelos serve também para fazer o elevador parar em determinados pisos “trancados” utilizando um “truque” especial mesmo que os relés correspondentes ao piso estejam “desactivados”, “desligados” ou danificados (exemplo relés UPx, UDx e UCx em que x é a identificação do andar bloqueado a contar de 1 para o primeiro piso servido pela instalação).
- Fan / Ventilador – Serve para ligar/desligar o ventilador. Normalmente ou não funciona (não é utilizado) ou funciona muito mal (a chave não pode ser removida numa das posições correspondentes ao ventilador ligado ou desligado). Tipicamente deve ser activado por interruptor normal e não interruptor de chave se bem que há muitos elevadores que optam pela segunda ...
- Luz / Iluminação – Desliga / liga a luz de cabine do elevador. Nunca encontrei nenhum interruptor de chave para esta função e acho que nem deve ser permitido por código em Portugal.
- STOP / Paragem / Desligado – Desliga o elevador / pára o elevador a meio da viagem. Não é permitido em Portugal devido a abusos efectuados por criminosos a menos que seja um botão de chave. Ao que parece criminosos utilizavam esta função NA CABINE para roubar / agredir / violar vítimas pelo que foi removido. Algumas instalações possuem esta função mas activada por chave.
- Parque – Permite manter o elevador “estacionado” num andar com portas abertas para carga e descarga. Por norma a chave pode ser removida deixando o elevador parado nesse andar e só pode ser utilizado quando a função é desactivada. Pode ser utilizado para que uma pessoa sem chave não possa manobrar o elevador mesmo que a pessoa que o tenha trancado já se tenha ido embora !
- Fora de Serviço – Desliga o elevado e impossibilita a sua utilização. Em alguns modelos esta função apaga a iluminação e fecha as portas. Útil por exemplo em elevadores a relés quando há algum problema e é necessário tentar colocar o elevador em marcha desligando a maioria dos relés e voltando a reiniciar a lógica !
- Comando Prioritário – Quando accionado no patamar ele remove todas as chamadas de cabine, inverte a direcção do elevador se necessário e faz com que o elevador se desloque ao patamar onde foi chamado ficando ai com portas abertas para que os passageiros possam abandonar o elevador para este ser utilizado por quem o chamou. Funciona como a fase 1 do serviço de incêndio. Uma vez que a chave seja desligada torna-se possível efectuar uma chamada de cabine que normalmente funciona como uma chamada em reserva de cabine. Muito útil por exemplo em hospitais.
- Código Azul – Igual ao comando prioritário para utilização hospitalar mas existente em todos os andares / patamares.
- Código Rosa – Existente em algumas maternidades. Associado a “roubo de bebés”. Básicamente quando accionado “tranca” os elevadores prendendo os ocupantes dentro dos mesmos evitando a sua fuga. Pode ser configurado para levar o elevador directamente para um andar onde se encontre os elementos de segurança do edifício e só abrir as portas após instrução para tal.
- “Riot Mode” – Utilizado se houver um “motim” ou grandes tumultos no exterior de um edifício. Bloqueia o acesso do elevador no patamar de entrada mas mantem o elevador em funcionamento para os restantes andares. Impossibilita a entrada no elevador e subida para os restantes andares do edifício no caso de “invasão” do mesmo por pessoas não autorizadas mas permite que as pessoas que já se encontram no edifício possam continuar a utilizar os elevadores para se movimentarem dentro do mesmo.
- “Sabbath Mode” – Coloca o elevador num modo especial em que não é necessário intervenção humana para operar o elevador ! O elevador desloca-se tipicamente da entrada ao último andar e depois desce parando em todos os andares um por um para permitir a entrada dos utilizadores e saída dos mesmos sem que estes tenham de operar o dispositivo electrónico – elevador – pois tal não é permitido durante o Sabbath.
- Corrente de Emergência – Em algumas instalações pode existir um gerador de emergência para o caso de falta de corrente eléctrica mas em algumas instalações esse gerador pode ter capacidade para apenas um equipamento de cada vez pelo que pode existir um interruptor de chave para selecção do equipamento a funcionar via gerador de emergência no caso de falta de corrente eléctrica.
- Serviço de Incêndio / Bombeiros – Composto por duas fases. A fase 1 pode ser accionada por chave no patamar ou detector de incêndio. Faz com que o elevador viaje directamente para o piso de entrada ou um piso alternativo se o incêndio tiver sido detectado neste piso e ai permanece inoperacional com portas abertas. A segunda fase é activada por chave no interior da cabine e permite manobrar o elevador por exemplo aos bombeiros. Existem certas particularidades neste serviço que podem ser úteis como o facto de as portas só abrirem quando o botão de abertura de portas é pressionado o que possibilita viajar para um andar em segunda fase e ai permanecer com as portas fechadas. Se o operador soltar o botão antes de as portas abrirem na totalidade as portas devem fechar automaticamente. O mesmo aplica-se no fecho de portas. Infelizmente cada marca/modelo de elevador pode comportar-se de maneira diferente em modo de incêndio e a maioria das implementações deste serviço são “mal feitas” por não haver um “standard” consistente como existe nos Estados Unidos. Há por exemplo interruptores de chave de cabine para modo de incêndio que em certos modelos de elevador colocam o elevador em fase 1 e não em fase 2.
- Rearme de Manobra – Serve por exemplo se a instalação tiver protecção contra movimentação não intencionada de cabine (UCM - Unintended Car Movement); uma vez que uma chave triangular universal seja utilizada para abrir uma porta de patamar o equipamento só poderá ser utilizado em modo de inspecção – velocidade reduzida – controlado no topo da cabine. O “Rearme de Manobra” serve por exemplo para re-colocar o elevador em modo “normal” e permitir o funcionamento do mesmo após por exemplo abrir a porta do “poço” do elevador sem a necessidade de fazer um “reset” no quadro de comando que eventualmente pode estar instalado no último andar (no topo do prédio) da instalação. Serve este “Rearme” para evitar que o técnico de manutenção se tenha de deslocar desde o piso mais baixo da instalação até ao último (para fazer um reset) a pé (caso não seja possível aceder ao topo da cabine) após ter aberto a porta do patamar do andar mais baixo da instalação para inspecção do poço.
E pronto, isto deve dar uma ideia geral sobre alguns serviços especiais existentes em elevadores de forma a que o leitor saiba mais ou menos para que servem certos interruptores de chave quando eles aparecerem nas próximas imagens.
Comentários
Postar um comentário